terça-feira, junho 24, 2008

Made in Japão

Nunca um país despertou tanto a nossa curiosidade e imaginação como o Japão. Afinal, além de estar do outro lado do mundo, desde crianças guardamos a fantasia de cavar um buraco bem fundo na terra e chegar lá. Ainda achamos um charme os meninos japoneses, com aqueles olhinhos puxados, cabelos espetados e jeito tímido. Isso sem falar que, como neohippies, admiramos e nos interessamos por toda a espiritualidade da tradição japonesa.

Hoje temos outro motivo para achar que o Japão é sim tudo de bom. São de lá as meninas mais modernas do mundo. As jovens japonesas quebraram as barreiras da pequena ilha e ganharam fama de serem práticas, desencanadas, autênticas e fashions

A cultura J-Pop vai muito além da moda, mas eu gosto de falar de moda. Afinal, estamos em plena temporada de moda aqui no Brasil e nossos desejos de consumo desenfreado ficam aflorados nessa época do ano.

Achei algums dos estilos que bombam no Japão e que com bom gosto e com nenhuma caretice podemos adotar por aqui no Brasil também:

Meninas Colourful – a ordem aqui é misturar muita cor. Nada do clássico preto e branco. Apostem em estampas com cores fortes, sobrepostas a cores mais fortes ainda.

Candy girls - parecem crianças, mas são adolescentes apaixonadas pelo universo infantil. Amam brinquedinhos, fivelas, meias coloridas, vestidos fofinhos e andam sempre de pink ou tons pastéis.

Sweet Lolitas – parecem saídas de um filme de época. Têm sempre a mão uma sombrinha que é para protege-las do sol. Ter a pele de porcelana como boneca é a meta.á Se inspiram nos estilos vitoriano e rococó para montarem seus looks angelicais. Usam saias com volume, mangas bufantes, luvinhas de renda e meias 3/4. Se vestem só com cores claras, como azul-bebê, branco e cor-de-rosa.

Gosurori- são assweet lolitas mais sexies, ou numa versão gótica. No lugar dos tons claros, elas usam muito preto.

Punk – Elas adoram bandas de punk-rock e inspiram-se no visual da cena punk londrina para pintar cabelos, abusar do preto, piercings e etc. É bom deixar claro que de punk elas têm mesmo só o look, não seguem a cultura punk como uma filosofia de vida.

O melhor de tudo é que moda no Japão não é assunto que interessa só a meninas. Um detalhe superfofo, que a estilista Taís Losso conta de quando esteve lá, é que os casais jovens fazem compras juntos. Os meninos ajudam as namoradas e, na maioria das vezes, são mais empolgados do que elas no jeito de vestir.

Imagine se o nossos namorados agüentariam uma história assim...

Marcadores: